Notícias

Os participantes do projecto educativo “Escola da Cidade”, promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca, visitaram a Assembleia da República.

Publicado em 18.02.2014
Em 25.02.2014
Sala de Actos do Instituto de Ciências Sociais, Campus de Gualtar, Universidade do Minho

Os doutorandos em Sociologia da Universidade do Minho estão a organizar o I Ciclo de Workshops de Doutorandos em Sociologia. O primeiro workshop será dedicado ao tema "Entrevistas semi-estruturadas: perspectivas do terreno" e dinamizado por Adriana Silva, Diana Miranda e Rafaela Granja.

Terá lugar no dia 25 de Fevereiro, entre as 17h e as 19h, na Sala de Actos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Publicado em 13.02.2014

A Universidade de Évora acolhe a Reunião Geral do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) até 12 de fevereiro. Este encontro é dirigido aos coordenadores dos projetos PLI - licenciaturas em dupla titulação Portugal/Brasil , aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado em 11.02.2014

jornaldamadeira.pt: A entrevista foi efetuada em fevereiro de 2011, nas vésperas de Eduardo LO ensaísta Eduardo Lourenço afirma, numa entrevista a José Jorge Letria, que a Europa “não tem identidade”, e argumenta que o velho continente “sempre viveu, do ponto de vista histórico, uma espécie de guerra civil permanente”.ourenço receber o Prémio Vida e Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores, e editada agora no livro “Eduardo Lourenço: A História é a suprema ficção”, pela Guerra & Paz.

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

tvl.pt: A correspondência, sobretudo gráfica e alguma inédita, trocada entre Maria Helena Vieira da Silva e o marido, Arpad Szenes, vai ser apresentada numa exposição que é inaugurada quinta-feira, 6 de Fevereiro, pelas 18h30, em Lisboa.

A exposição intitula-se “Escrita íntima” e reúne, em torno da correspondência trocada por Arpad e Maria Helena, uma selecção de obras de ambos.

Na maioria são desenhos, testemunhos e retratos um do outro e da sua intimidade, segundo um texto da Fundação sobre esta mostra de obras pouco conhecidas, algumas inéditas.

A exposição “Escrita Íntima” fica patente na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (FASVS) até 19 de Abril.

A apresentação conta com a presença da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, o professor e ensaísta Eduardo Lourenço e outras figuras e entidades de relevo relacionadas com a área cultural. A iniciativa conta também com um momento musical e de leitura de textos.

 

Ler mais

Publicado em 11.02.2014

urbi.ubi.pt: O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega este ano o décimo Prémio Eduardo Lourenço. As inscrições estão abertas para o galardão instituído pela instituição sedeada na cidade da Guarda destinado a premiar personalidades ou organismos com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O Prémio atribui um montante de dez mil euros. Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 4 de Abril.

 

Ler mais

 

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega este ano o décimo Prémio Eduardo Lourenço. As inscrições estão abertas para o galardão instituído pela instituição sedeada na cidade da Guarda destinado a premiar personalidades ou organismos com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O Prémio atribui um montante de dez mil euros. Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 4 de abril. - See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/12072#sthash.TSdBqmm9.dpuf O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega este ano o décimo Prémio Eduardo Lourenço. As inscrições estão abertas para o galardão instituído pela instituição sedeada na cidade da Guarda destinado a premiar personalidades ou organismos com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O Prémio atribui um montante de dez mil euros. Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 4 de abril. - See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/12072#sthash.TSdBqmm9.dpuf Iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos vai na 10ª edição e tem candidaturas abertas até abril - See more at: http://www.urbi.ubi.pt/pag/12072#sthash.TSdBqmm9.dpuf
Publicado em 11.02.2014

Impulsionar uma maior interligação entre os estudantes universitários e o mundo empresarial é o principal objetivo da ESEGUR com o lançamento do Prémio Open Mind ESEGUR. Amanhã, dia 11 de fevereiro, pelas 11 horas, na sala 124 do Colégio do Espírito Santo, tem lugar uma sessão de apresentação e esclarecimentos sobre este prémio.

Publicado em 10.02.2014

Decorre no Auditório da Universidade de Évora no Colégio do Espírito Santo, entre os dias 11 e 12 de fevereiro, a Reunião Geral do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Um encontro dirigido aos coordenadores dos projetos PLI - licenciaturas em dupla titulação Portugal/Brasil -, aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado em 10.02.2014