Notícias

Está aberta até 15 de maio uma nova fase de candidatura ao Passaporte para o Empreendedorismo, para jovens potencialmente candidatos a desenvolver um projeto empresarial no âmbito desta medida de apoio.

Publicado em 02.04.2014

Projeto de reconstituição Digital de Évora “une” Câmara e Universidade A Câmara Municipal de Évora e a Universidade de Évora, através dos centros de investigação CIDEHUS e CHAIA, assinaram esta segunda-feira (dia 31 de Março), um Acordo de Colaboração com vista à concretização do Projeto de Reconstituição Digital da Cidade de Évora.

Publicado em 31.03.2014

No âmbito da iniciativa Ciclo de Conferências em Educação Comunitária, que teve o seu início no ano 2010 e é promovida pelo Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, realizou-se, no passado dia 25 de março, a primeira iniciativa, no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca.

Publicado em 31.03.2014

Tem hoje, dia 31 de março, lugar na Sala dos Docentes da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo), às 18h15, a sessão de assinatura de um convénio entre a UE e o Banco Santander Totta, cujo objetivo é o estabelecimento de uma plataforma de entendimento entre as duas instituições. O acordo contempla o apoio do banco a iniciativas e projetos da UE, centrados particularmente na Cátedra UNESCO de Património Cultural Imaterial e Saber-Fazer Tradicional.

1. Copernicus

O Copernicus (http://www.copernicus.eu/), anteriormente conhecido como o GMES (Monitorização Global do Ambiente e da Segurança), é o programa europeu para o estabelecimento de uma capacidade europeia de observação da Terra. Este programa é acompanhado na FCT por Mário Caetano (H2020 delegado nacional para o Espaço, FCT).

A Comissão enviou agora aos Estados Membros uma proposta para o programa de trabalho 2014 do Copernicus (em anexo).

Em nome da Direção, gostaria de vos pedir comentários e/ou sugestões que ajudem a definir a posição nacional até 18 de Março (12h).

2. Concurso ERA-NET Heritage Plus

Para vosso conhecimento, o concurso para submissão de pré-propostas transnacionais no âmbito da ERA-NET HERITAGE PLUS encontra-se aberto até ao dia 28 de Abril.

Publicado em 17.03.2014
Encontro Internacional de Arquivos

Da produção à Preservação Informacional: Des fios e Oportunidades Programa de Douto amento em Ciências da Informação e Documentação – UÉvora

Universidade de Évora

3 e 4 de Outubro de 2014

Publicado em 17.03.2014

A Universidade de Évora esteve presente, numa ação de divulgação da sua oferta formativa, na Feira das Profissões da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Trata-se da segunda presença consecutiva num certame anual, em que estão representadas cerca de quarenta Instituições de Ensino Superior e de Formação Profissional, nacionais e estrangeiras.

Publicado em 14.03.2014

Realizaram-se, nos passados dias 7 e 8 de março, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Regional do Alentejo, em Évora, as primeiras Jornadas Internacionais de Psicomotricidade - Práticas psicomotoras ao longo da vida. Estas jornadas, uma organização da Escola de Ciência e Tecnologia, Proto-Departamento de Desporto e Saúde foram realizadas em parceria com a Universidade Pierre et Marie Curie, Faculdade de Medicina de Pitié Salpêtrière, França.

Publicado em 14.03.2014

O concurso financiará projectos em três tópicos abrangentes:

• Salvaguarda do património tangível e suas expressões intangíveis associadas
  • Estratégias sustentáveis para protecção e gestão do património cultural
  • Uso e reuso de todos os tipos de património cultural

O concurso para pré-propostas abre no dia 3 de março de 2014 e a data-limite para a submissão das pré-propostas será 28 de abril de 2014 (18:00 CET).

Mais Informação:

Publicado em 12.03.2014