HORIZONTE 2020: Copernicus & Heritage Plus

1. Copernicus
 
O Copernicus (http://www.copernicus.eu/), anteriormente conhecido como o GMES (Monitorização Global do Ambiente e da Segurança), é o programa europeu para o estabelecimento de uma capacidade europeia de observação da Terra. Este programa é acompanhado na FCT por Mário Caetano (H2020 delegado nacional para o Espaço, FCT).
 
A Comissão enviou agora aos Estados Membros uma proposta para o programa de trabalho 2014 do Copernicus (em anexo).
 
Em nome da Direção, gostaria de vos pedir comentários e/ou sugestões que ajudem a definir a posição nacional até 18 de Março (12h).
 
2. Concurso ERA-NET Heritage Plus
 
Para vosso conhecimento, o concurso para submissão de pré-propostas transnacionais no âmbito da ERA-NET HERITAGE PLUS encontra-se aberto até ao dia 28 de Abril.

O concurso tem como objetivo financiar projetos de I&D focados principalmente em investigação do património cultural tangível, embora não excluindo os aspetos interligados do património intangível e digital. Tratando-se de um concurso com temática transversal, interessará aos vários Conselhos Científicos envolvidos na área do património cultural (quer seja o tangível, quer seja o intangível e o digital). Deixo aqui o link para a página da FCT correspondente: https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/eranets/heritage/index.phtml.pt
Publicado em 17.03.2014