Seminário internacional - Construir a Sustentabilidade a partir da Infância (ADIADO)
O Seminário Construir a Sustentabilidade a partir da Infância foi adiado para data a anunciar. Este adiamento deve-se à impossibilidade, motivos de saúde, do Coordenador do Projeto Professor John Siraj- Blatchford estar entre nós. Pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.

O seminário surge no âmbito do Projeto Internacional Education for Sustainable Development Ratting Scale (2013-2016) em que a Universidade de Évora participa com mais dez países e com três instituições educativas da cidade de Évora. A urgência de como sociedade aprofundarmos as questões do desenvolvimento sustentável requer que em educação se comece desde as primeiras idades a construir uma cultura de responsabilidade mútua, de construção de redes sociais de suporte e de gestão de recursos. Este seminário tem como objetivo a divulgação e consequente reflexão acerca do trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito deste projeto quer na cidade de Évora quer noutros países participantes.

Programa:

9:30h – Sessão de Abertura

10:15h – Maria Assunção Folque, Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ

- O Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na Educação de Infância em Évora

11:00h – Pausa para café

11:30h – Rita Mirador, Educadora de Infância

- Projetos de EDS na Formação Inicial

- A Sustentabilidade na Terra nas Suas Vertentes Cultural e Social

Maria Helena Teixeira, Aluna do Mestrado em Educação Pré-escolar da UÉ

- Promover a Sustentabilidade Ambiental em Educação

12:15h – Vítor Oliveira, Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)

- Educar para Sustentabilidade num Mundo Complexo

13:00h – Almoço

14:30h – Equipa do Centro de Atividade Infantil de Évora

- Práticas promotoras de Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Educação de Infância

- A Sustentabilidade na Gestão de Recursos (Materiais e Comunitários)

Conceição Canivete, Centro Infantil Irene Lisboa

- Escola e Famílias: Fortalecer uma Parceria em Rede

Isabel Melo, Escola Básica Manuel Ferreira Patrício

- Aprender a Resolver Problemas em Conjunto

16:30h – Pausa para Café

17:00h – John Siraj Blatchford, Honorary Professor University of Plymouth

- Education for Sustainable Developement in Early Childhood: is it Enough to thing Globally and act Locally?

Entrada livre mediante inscrição para  edseievora@gmail.com

Organização: Centro de Atividade Infantil de Évora, Centro Infantil Irene Lisboa, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-escolar
Em 07.02.2015
Auditório 3 | Colégio Luís António Verney, Universidade de Évora