Área Científica: Ciências da Educação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação, no âmbito do projeto «Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário», promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações/Projetos de desenvolvimento do ensino superior/Projetos inovadores no domínio educativo 2014, nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

1. os(as) candidatos(as) deverão possuir, como habilitação académica, um Mestrado em Ciências da Educação;
  2. os(as) candidatos(as) deverão possuir experiência científica, académica e profissional no âmbito da Educação Comunitária, Educação Popular e Educação de Adultos;
  3. os(as) candidatos(as) deverão possuir experiência na concretização de projectos de investigação em Ciências da Educação;
  4. os(as) candidatos(as) deverão possuir experiência nas áreas da comunicação institucional e comunicação social;
  5. os(as) candidatos(as) deverão possuir disponibilidade imediata para o exercício de funções;

Plano de trabalhos: As/os bolseiras/os participarão na concretização do projeto Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário (no âmbito do Plano de Atividades da UPTE/Universidade Popular Túlio Espanca que é uma unidade da Universidade de Évora) e que assume, como objetivo fundamental, a conceção, planificação e concretização de projetos de Educação não Formal, recorrendo ao potencial científico, cultural, técnico e humano da Universidade de Évora e dirigidos a toda a população do Alentejo, em parceria, privilegiada e cooperativa, com as instituições da região.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade Popular da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Professor Doutor José Carlos Bravo Nico

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, com início previsto em 01 de Fevereiro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 3 (três) meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

1. Avaliação curricular (50%)
  2. Entrevista presencial (50%)

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: José Carlos Bravo Nico (Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca/Prof. Auxiliar da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora)

Vogal Efetivo: Marília Sota Favinha (Prof. Auxiliar da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora)

Vogal Efetivo: José Lopes Cortes Verdasca (Prof. Auxiliar da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora)

Vogal Suplente: Paulo Costa (Prof. Auxiliar da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora);

Vogal Suplente: Marília Cid (Prof. Auxiliar da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público no Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora, sendo a(o) candidata(o) aprovada(o) notificada(o) através de correio eletrónico.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 de dezembro a 23 de dezembro e os resultados da seleção serão publicados até 27 de dezembro.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada do Curriculum Vitae, certificado de habilitações académicas e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

Prof. Doutor Bravo Nico

Universidade Popular Túlio Espanca/Colégio Pedro da Fonseca