A importância do contributo das instituições de ensino superior (IES) para as regiões onde estão instaladas é diverso e inequívoco. Essa contribuição é tanto mais relevante quanto menores forem a densidade institucional, bem como a dinâmica económica e demográfica dos territórios.

Além da relevância em termos da promoção da actividade económica e do emprego, as universidades, sobretudo as localizadas nas cidades de média dimensão, podem desempenhar um papel determinante na criação e difusão de conhecimento e transferência de tecnologia, na melhoria da qualificação das pessoas bem como na melhoria da qualidade do ambiente urbano.

No contexto actual, quando a discussão acerca do contributo das diversas instituições para a estratégia de especialização inteligente das regiões é tão crucial, a análise do papel das IES neste domínio é fundamental. Assim, no quadro da cooperação transnacional com a região da Extremadura, este workshop que a Reitoria da Universidade de Évora agora promove visa debater o contributo das IES para o desenvolvimento regional, e o respectivo enquadramento no âmbito da estratégia regional de especialização inteligente e da cooperação com a região vizinha da Extremadura.

Os oradores principais deste workshop serão o professor John Goddard [professor Emérito da Universidade de Newcastle, autor reconhecido internacionalmente pelo seu importante contributo para o estudo do papel das IES no desenvolvimento das cidades e das regiões (o seu CV pode ser consultado a partir do seguinte link: http://www.ncl.ac.uk/gps/staff/profile/john.goddard)http://www.ncl.ac.uk/gps/staff/profile/john.goddard e o professor Alberto Amaral, [ Reitor da Universidade do Porto entre 1985 e 1998, director do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), é actualmente Presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)].

Data: 1 de Outubro de 2014

Local: Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora

Programa:

9:00h: Sessão de abertura com a presença dos Reitores da Universidade de Évora e da Extremadura

9:30h: 1.ª parte: Contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento regional e estratégia de especialização inteligente

Intervenções de John Goddard (Newcastle University) e Alberto Amaral (CIPES e A3ES)

Moderador: Luísa Sanches (Conselho Geral da Universidade de Évora)

11:15h: Intervalo para café

11:30h: 2.ª parte: Estratégias de especialização inteligente. Os casos do Alentejo e da Extermadura.

Intervenções da Junta da Extremadura (Espanha) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (Portugal)

Moderador: John Edwards (Representante da Plataforma S3)

Debate acerca das oportunidades para a cooperação transnacional

13:00h: Sessão de encerramento