Ciclo Cinema/Educação: O sorriso de Mona Lisa

5.º Filme

19 de março de 2014, pelas 18h30, na sala 131 (Anfiteatro) do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Argumento:

Em Março, mês em que se comemora o Dia da Mulher e em que na Universidade de Évora acabamos de evocar As Novas Cartas Portuguesas, o filme que visionaremos no ciclo Cinema-Educação é também ele um filme sobre a condição feminina e sobre a forma como o acesso à educação foi no século XX uma das mais importantes vias do empowerment das mulheres. O filme centra-se na aventura pedagógica de Katherine (Julia Roberts) que inicia a sua carreira como professora, em 1953, num conservador colégio feminino da elite norte-americana. A jovem professora defende a emancipação da mulher e tem grandes planos para as suas brilhantes alunas. Num mundo que delimitou a estas alunas regras rígidas sobre como viver e a que podem aspirar, Katherine vai tentar ensiná-las a pensar por elas próprias e a descobrirem novas alternativas para as suas vidas.

Titulo Original: Mona Lisa Smile
Duração: 114 minutos
Realizador: Mike Newell
Ano: 2003