Apresentação
O Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (GVPHC) é um 2º Ciclo oferecido pelo Departamento de História da Universidade de Évora em colaboração com outros Departamentos da mesma Instituição.
O Mestrado tem como objetivo o aprofundamento de conhecimentos teóricos, conceptuais e técnicos em Património Histórico e Cultural, nas suas diversas vertentes, associados ao domínio das metodologias e técnicas de inventariação, preservação, valorização e gestão do mesmo Património. Pretende igualmente facultar competências que permitam o reconhecimento do valor das várias tipologias de Património, através do estudo da sua contextualização histórica e das diversas formas de valorização do mesmo presentes nas sociedades contemporâneas.
Assente numa visão multidisciplinar e integradora, o perfil de formação concebido para o Mestrado visa que os seus diplomados sejam agentes de dinamização do legado histórico e patrimonial das regiões, colocando-os ao serviço do seu desenvolvimento. Este Mestrado, assegurado por docentes com experiência nas áreas do Património Cultural, da História, da História de Arte, da Museologia, da Paisagem, Ambiente e Ordenamento e da Química, procura assegurar a formação de especialistas capazes de salvaguardar e gerir o Património Histórico e Cultural no Mundo Contemporâneo, bem como apostar no Património como uma forma de desenvolvimento sustentado e de promoção cultural das diferentes regiões e países.
O 2º Ciclo em GVPHC visa responder à solicitação dos estudantes com vista a uma formação complementar na área do Património, bem como responder às exigências formativas do mercado de trabalho. Os ramos existentes pretendem responder às solicitações de especialistas nas áreas de Património e História da Arte, Património e Ambiente e de Património Científico, Tecnológico e Industrial da parte nomeadamente de autarquias, fundações, museus e de instituições ligadas ao Património e à sua valorização e salvaguarda. A aquisição do grau de mestre pode ser feita através de dissertação ou de Relatório de Estágio, visando, no caso do Estágio, conferir uma formação mais prática e garantir uma melhor integração no mercado de trabalho. Os objectivos da formação são plenamente conseguidos quando se assiste a um crescente número de estudantes do mundo lusófono, passível de garantir a criação de uma plataforma estratégica por parte da Universidade de Évora no domínio do Património Histórico e Cultural.
Saídas Profissionais
Instituições públicas e privadas que lidem com a salvaguarda, a conservação, a gestão, a reutilização e a valorização do Património Histórico e Cultural (Museus, Fundações, Bibliotecas, Arquivos, Bibliotecas, Autarquias, entre outras). Organismos estatais e empresas públicas e privadas na área do Património. Produção de suportes textuais de cariz histórico e patrimonial para empresas de comunicação e de publicidade, agências de turismo criativo e de design, extensíveis à produção de conteúdos para formato digital.