Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor

duração: 4 semestres
120 ECTS (66 obrigatórios e 6 optativos em UCS; )
data de acreditação: 31/07/2021
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0604/6293

Apresentação

Este mestrado tem como principal objetivo promover a formação especializada em Educação Especial/Inclusiva, capaz de responder às exigências da educação inclusiva que se vai operacionalizando nos diversos contextos educativos, de acordo com o enquadramento legal português em vigor, o Decreto-Lei 54 de 2018 de 18 de julho. Este mestrado destina-se preferencialmente a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. Tendo por base os princípios da educação inclusiva, o mestrado visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais competentes, reflexivos e interventivos, capazes de analisar criticamente situações educativas, com vista ao planeamento e avaliação de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, e socialmente significativas, através das quais, todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende também promover a construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes-fazer, que permitam aos mestrandos contribuir para a construção de ambientes educativos inclusivos, identificando e eliminando barreiras à aprendizagem, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a utilização de metodologias participativas. Procura ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e de diálogo com, e entre os vários intervenientes no processo educativo das crianças (famílias, professores de turma, direções de escola, Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação inclusiva e outros profissionais) com vista à construção da Escola Inclusiva.

Saídas Profissionais

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos básico e secundário com o certificado da parte curricular do 1º ano do curso, podem ser considerados especializados em Educação especial e ficam qualificados para o exercício da docência no âmbito do grupo de recrutamento 910. O processo de acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua é renovado a cada edição de acordo com o Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de abril. O grau de Mestre oferece a possibilidade de progressão na carreira docente. Outros profissionais: O mestrado contribui para o desenvolvimento profissional de psicólogos, terapeutas de fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas ou outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contextos educativos

Adjunto(s)

Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
José Francisco Filipe Marmeleira

Gestor Académico

Vitória dos Anjos Bonito Guiomar

Teses Concluídas

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