Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor

duração: 4 semestres
120 ECTS (54 obrigatórios e 6 optativos em UCS; )
data de acreditação: 31/07/2021
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0604/6293

Apresentação

Este mestrado tem como objetivo promover a formação especializada em Educação Especial, capaz de responder às exigências da educação inclusiva que se vai operacionalizando nos diversos contextos educativos, de acordo com o enquadramento legal. Tendo por base o reconhecimento da criança como agente e sujeito do processo educativo e a exigência de respostas educativas a todas as crianças, este mestrado visa capacitar os estudantes para se constituírem como profissionais reflexivos, questionadores e interventivos capazes de analisar criticamente situações educativas com vista ao planeamento, avaliação e supervisão de oportunidades de aprendizagem contextualizadas, nas quais todas as crianças possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem com os seus pares. Pretende promover a co construção e o aprofundamento de conhecimentos científicos e saberes fazer, que permitam aos estudantes contribuir para a construção de ambientes inclusivos, onde seja fomentada a diferenciação pedagógica e se processe à eliminação de barreiras à aprendizagem. Procura ainda o desenvolvimento de competências de cooperação e argumentação que permitam interagir com os vários intervenientes no processo educativo das crianças (famílias, professores de turma, direções de escola / agrupamento, outros técnicos) com vista à construção da Escola Inclusiva.

Saídas Profissionais

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Com o certificado da componente curricular do curso, não conferente do grau académico de Mestre, estes profissionais, com pelo menos cinco anos de serviço docente, podem ser considerados especializados em Educação Especial. O processo de acreditação pelo Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua é renovado em cada edição de acordo com o Decreto-Lei nº 95/97 de 23 de abril. O grau de Mestre ao abrigo do Decreto-Lei nº 15/ 2007 de 19 de janeiro, oferece a possibilidade de progressão na carreira docente e redução do tempo de serviço. Desenvolvimento profissional de Psicólogos, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, ou de outros técnicos que desenvolvam as suas funções em contexto escolar.

Adjunto(s)

Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
José Francisco Filipe Marmeleira

Gestor Académico

Vitória dos Anjos Bonito Guiomar

Teses Concluídas

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