Convite Seminário Juntos na prevenção dos riscos profissionais
Em 09.10.2013
Auditório da Universidade de Évora

O Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN da EU-OSHA) e o Centro Local do Alentejo Central, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vão realizar no dia 9 de outubro de 2013, o Seminário "Juntos na prevenção dos riscos profissionais”, que terá lugar no Auditório da Universidade de Évora.

O Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, coordena as campanhas europeias realizadas no nosso país no que toca a esta temática. Estas campanhas de sensibilização são bienais e pretendem promover a realização de iniciativas que melhorem a qualidade do trabalho, dinamizando o envolvimento e empenho de todos os atores da área da prevenção de riscos profissionais e pretendem reforçar o papel de cada um na Rede Nacional de Prevenção. A campanha a desenvolver no biénio de 2012/2013, adotou o slogan da campanha anterior "Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis. Bom para si, Bom para a empresa" e tem como tema "Juntos na prevenção dos Riscos Profissionais".

Nas organizações, os gestores são os principais responsáveis pela segurança e saúde no trabalho, obtendo-se resultados mais eficazes quando mobilizam ativamente os seus trabalhadores e respetivos representantes.

Por este motivo, a campanha tem dois elementos principais:

Em primeiro lugar, incentiva os gestores a demonstrarem a sua liderança no domínio da segurança e saúde, através de uma verdadeira consulta aos seus trabalhadores e da observância das melhores estratégias de prevenção dos riscos a que estão expostos.

Em segundo lugar, incentiva os trabalhadores e os seus representantes a partilharem ideias e a colaborarem ativamente com os seus gestores para melhorar a segurança e saúde para todos.

Neste sentido, vimos convidar V. Exª a participar neste seminário, que terá lugar no próximo dia 9 de outubro, no Auditório da Universidade de Évora, juntando-se para o efeito, o programa provisório e o convite formal assinado pelo Sr. Sub-Inspetor Geral.

Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN da EU-OSHA) e Centro Local do Alentejo Central, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)