O Turismo na Escola de Ciências Sociais

Formação e Investigação com contributos estratégicos para a Região Alentejo

Os estudos graduados em turismo iniciaram-se na Universidade de Évora (UÉvora) em 2003, em particular no Departamento de Sociologia (DSOC) da Escola de Ciências Sociais (ECS), com o curso de Licenciatura em Turismo e Desenvolvimento. Posteriormente, desenvolveram-se ofertas pós-graduadas em Políticas Públicas do Turismo (2003); Mestrado em Turismo e Desenvolvimento (2008); Doutoramento em Turismo (2004-2009). As diversas alterações e adaptações ao curriculum dos vários cursos, conduziram à recente oferta de formações graduada (Licenciatura em Turismo) e pós-graduada (Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Destinos e Produtos) no DSOC, bem como a oferta de UCs a dois ramos na Licenciatura em Línguas e Literaturas (Ramo de Línguas e Turismo); Licenciatura em Património Cultural (Ramo de Turismo Cultural). A criação e desenvolvimento de tais formações, permitem que a Universidade de Évora qualifique ao nível superior um conjunto de recursos humanos especializados em Turismo, os quais exercem as demais variadas funções nas áreas do planeamento, gestão e desenvolvimento em organizações públicas e privadas do turismo nos contextos geográficos local, regional, nacional e internacional.

A qualificação do corpo docente ao nível de doutoramento em Turismo, bem como o desenvolvimento e produção de diversas dinâmicas científico-pedagógicas (projetos de investigação FCT; artigos científicos publicados em revistas com fator de impacto; projetos de extensão à comunidade; organização de seminários e conferências nacionais e internacionais; assinatura de convénios e protocolos com várias organizações nacionais e internacionais de turismo), têm sido fundamentais para o reconhecimento, por parte da comunidade científica e empresarial, da qualidade da formação e investigação produzidas na área do turismo da ECS-UÉvora. No capítulo do reconhecimento da qualidade da oferta ao nível da formação superior em Turismo oferecida pela ECS, registam-se dois prémios nacionais, a saber, em 2012 o “Best Educational Partner para o Turismo” (prémio concedido pela empresa TRAVELPORT - gestora do maior sistema global de emissão e reservas turísticas); em 2014 no âmbito dos prémios nacionais PUBLITURIS (a maior revista do setor do turismo nacional), como o melhor e mais atrativo curso de turismo do País. Paralelamente, salientam-se os prémios de empreendedorismo e inovação no turismo averbados pelos nossos alunos do curso de Licenciatura em Turismo, culminando com o 2.º prémio no concurso nacional “Tourism Train Experiences” organizados pela Universidade Europeia e o Turismo de Portugal. Quanto à componente de investigação, a produção científica tem melhorado em quantidade e qualidade, com a publicação de artigos, capítulo de livros e livros. O início do funcionamento do Curso de Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Destinos e Produtos e a criação do laboratório de turismo no CIDEHUS, abriu portas para o acolhimento de vários investigadores doutorados em Turismo, os quais desenvolvem vários projetos de investigação nos contextos nacional e internacional. O interessante grau de atratividade e captação de alunos por parte do curso de mestrado nos contextos nacional e internacional, bem como o envolvimento dos alunos de mestrado no desenvolvimento de diversas atividades de projetos e investigação, tem valorizado esta formação pós-graduada.

A Universidade de Évora, em particular a área de estudos e investigação em turismo está integrada na rede internacional de observatórios de turismo da Organização Mundial do Turismo, pois encontra-se em fase de implementação o observatório para a sustentabilidade do turismo da região Alentejo (ASTO – Alentejo Sustainable Tourism Observatory), estrutura que tem a sua sede na Universidade de Évora - CIDEHUS, assumindo a equipa de docentes/investigadores em Turismo a coordenação científica.

Jaime Serra

Diretor do curso de Licenciatura em Turismo