Investigadores CICS.NOVA.UÉvora premiados

Dois docentes do Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais (ECS) da Universidade de Évora (UÉ), e investigadores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora – CICS.NOVA.UÉvora, recebem a menção honrosa do Prémio António Dornelas 2018.

A distinção foi entregue aos investigadors pelo trabalho “Inclusão profissional e Qualidade de Vida”, da autoria de Carlos Veiga, Luísa Oliveira e Ivo Domingues (Universidade do Minho) e Carlos da Silva e José Saragoça (Universidade de Évora, ECS, Departamento de Sociologia; CICS.NOVA.UÉvora).

Trata-se de um estudo, realizado numa parceria interuniversitária, sobre a inclusão de pessoas com deficiência mental no mercado de trabalho, questionando os autores não só os contributos de tal processo na melhoria da sua qualidade de vida, mas sobretudo, colocaram em debate quer as fragilidades das políticas públicas de reabilitação das pessoas com deficiência e inclusão profissional, quer os factores que permitiram o seu ingresso e manutenção no mercado de trabalho de forma mais ou menos estável ao longo do tempo.

“Acreditamos que a investigação realizada poderá ser um importante contributo para melhorar a ação das organizações de reabilitação que promovem a inclusão profissional, no sentido de a orientarem para a qualidade de vida das pessoas com deficiência que vão sendo incluídas no mercado de trabalho” sublinha Carlos Veiga.

Os Diplomas foram entregues no dia 4 de fevereiro de 2019 pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e pela Ministra do Trabajo, Migraciones y Securidad Social de Espanha, Magdalena Valero.

O Prémio António Dornelas tem como objetivo principal premiar trabalhos científicos ou técnicos, que tenham sido desenvolvidos por estudantes, investigadores e docentes universitários, que abranjam quer as áreas do trabalho, emprego, formação profissional e relações laborais, quer as áreas da segurança social e da inclusão das pessoas com deficiência.

Com este Prémio, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social homenageia o professor universitário António Dornelas, Sociólogo. Especialista em assuntos laborais, António Dornelas foi coordenador do Livro Verde das Relações Laborais de 2006, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, assessor do Presidente da República para o Trabalho e Assuntos Sociais e Secretário de Estado do Trabalho e Formação. O Prof. António Dornelas faleceu em 2013.

Publicado em 05.02.2019
Fonte: GabCom | UÉ