Reflexões: Dia Internacional Contra a Corrupção

A conferência "Dia Internacional Contra a Corrupção - Reflexões” decorreu ontem, dia 10 de dezembro, no auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ), contando com a presença de Lucília Gago, Procuradora-Geral da República.

No início da sessão, alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Gestão da Universidade de Évora lançaram a debate três casos sobre corrupção a uma mesa composta por Joana Marques Vidal, Procuradora-Geral Adjunta, Tribunal Constitucional, João Oliveira, Deputado à Assembleia da República, Rui Patrício, Membro do Conselho de Prevenção da Corrupção e Mariana Oliveira, Jornalista o jornal Público.

A Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, apresentou dados concretos sobre o combate à corrupção, merecendo destaque o aumento percentual em 57,7% do número de inquéritos instaurados por crime de corrupção referente ao período 2016/2017, tendência igualmente registada em “percentagens variadas aos demais crimes, excepção feita ao tráfego de influência que manteve o número de inquéritos".

“O combate à corrupção assume-se como uma das principais preocupações do Ministério Público” sublinhou ainda a Procuradora-Geral, considerando que o aumento destes crimes “corresponde à diminuição da qualidade da democracia, da igualdade entre os cidadãos e do desenvolvimento económico” concluiu Lúcilia Gago na sessão de encerramento desta conferência que assinalou o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado oficialmente no Domingo, dia 9 de dezembro.

Publicado em 11.12.2018