A UÉ recebeu o Seminário «A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora»

Decorreu no passado dia 19 de fevereiro, no auditório do Colégio do Espírito Santo, o seminário «A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora» promovido pelas Comissões Executivas e de Acompanhamento da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrado em Educação Pré‑Escolar e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Este encontro promoveu o diálogo entre estudantes dos diversos ciclos que compõem a formação para a docência na infância, os cursos e os trabalhos, que neles se desenvolvem junto da Universidade e da comunidade local. Esta reflexão assentou igualmente numa tomada de consciência sobre os processos de formação de educadores e professores do 1.º CEB na Universidade de Évora, bem como a disseminação do trabalho de formação destes profissionais.

Segundo os promotores do seminário, na atual sociedade em constante mudança, a informação aumenta exponencialmente e encontra-se acessível através das formas de comunicação digitais, abrindo novas portas ao conhecimento. Surgem assim novas formas de trabalho, reinventam-se culturas e práticas sociais, onde as crianças assumem novos protagonismos e direitos, ao mesmo tempo em que se assiste a crescentes desigualdades e fragmentações sociais, económicas e culturais.

O papel do/a professor/a e do/a educador/a bem como a sua formação têm sido objeto de questionamentos, reivindicando-se novos rumos para uma profissão complexa, social e culturalmente implicada na construção de um futuro sustentável. O organização toma como “estudo de caso” a formação de educadores/as e professores/as na UniverCidade de Évora, partilhando práticas de formação a partir de diferentes vozes: estudantes, docentes, educadores/as e professores/ as cooperantes, agentes culturais e cívicos da cidade de Évora. A participação de profissionais e investigadores/as de diversos contextos nacionais e estrangeiros, partilhando a sua investigação, as suas práticas de formação e os fundamentos teóricos que as sustentam, vem ampliar o diálogo entre o pensar globalmente e o agir localmente na construção dos projetos inovadores de formação para a docência na infância.

O seminário, contou entre outro com Carlos Neto, Professor na Faculdade de Motricidade Humana (UL) que, segundo informação da organização, tem sido uma voz presente que alerta para os riscos das condições de vida das crianças no espaço urbano e nas instituições de educação e reclama uma reflexão urgente sobre a ecologia da infância e o seu desenvolvimento, Maria Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação em Portugal, desde há muito com grande intervenção cívica em diversos órgãos e espaços políticos nas áreas da educação para a cidadania e direitos humanos, educação artística e educação para os media e de Isabel Alarcão, Professora aposentada da Universidade de Aveiro, especialista em supervisão e uma das dez professoras/investigadoras portuguesas mais citadas no Google académico.

Publicado em 15.03.2018
Fonte: GabCom | UÉ