-
Notícias
- Eventos
- Provas de Mestrado
- Provas de Doutoramento
- Provas de Agregação
- Centro de Línguas (CLECS)
- Centre Universitaire d’Examens DELF-DALF de l’Université d’Évora - Centro Universitário de Exames DELF-DALF da Universidade de Évora
- Serviço de Extensão à Comunidade em Psicologia (SEC-Psi)
- Cursos Livres
- Apontadores
A Universidade de Évora assinou no dia 11 de janeiro, um acordo de cooperação com a região de Marraquexe-Safim, localizada no Alto Atlas, em Marrocos.
O acordo formaliza o envolvimento da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora, coordenada por Filipe Themudo Barata, Professor do Departamento de História desta Universidade, na salvaguarda e na valorização do património cultural desta região marroquina.
O acordo visa a implementação de vários protocolos na área da recuperação do património arquitetónico em Marrocos, bem como a concretização de ações de formação na área do Património, da Museologia, da Arquitetura e da História. Com um horizonte temporal de cinco anos, o acordo pretende reforçar os laços de investigação e formação também através do estabelecimento de um polo da Cátedra UNESCO de Património Imaterial em Marraquexe-Safim.
A parceria agora firmada é subsequente à concretização de vários trabalhos de investigação no âmbito da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber Fazer Tradicional e de Workshops Internacionais de Arquitetura realizados entre 2015 e 2017 sob coordenação de João Rocha, Professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora.
Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN / UNESCO promove a cooperação e partilha inter-universitária internacional, a fim de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho em colaboração. O Programa apoia a criação de Cátedras UNESCO e de redes UNITWIN em áreas prioritárias estabelecidas no âmbito das competências da UNESCO, ou seja, educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação.