Faleceu o Professor Francisco Ramos

Faleceu no dia 07 de agosto o Professor Francisco Martins Ramos. Professor Emérito desta Universidade, o Professor Francisco Ramos exercia aqui funções desde 1981, tendo prestado provas de Doutoramento em Antropologia (Sociologia da Cultura e da Comunicação) em 1992, atingindo a categoria de Professor Catedrático em 2009. Desempenhou diversos cargos de relevo, tendo sido membro do Senado, Presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais, Presidente do Conselho de Departamento de Sociologia, Diretor de Curso da Licenciatura e do Mestrado em Sociologia, tendo ainda impulsionado a criação da licenciatura em Turismo.

Como investigador, dedicou especial atenção ao estudo do território cultural do Alentejo, como testemunham obras da sua autoria ou co-autoria, como o Tratado das Alcunhas Alentejanas (co-autoria com Carlos Alberto da Silva) (2002), Etnografia Geral Portuguesa (2004), Breviário Alentejano (2006), ou Os Proprietários da Sombra – Vila Velha Revisitada (1997), entre outras.

Publicado em 08.08.2017