Bolsa de Investigação Mestre - AQUAPOLLIS
Área Científica: Ciências Económicas e Empresariais

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para mestreno âmbito do projeto “AQUAPOLLIS – Viabilidade biológica e económica da aquacultura de percebe (Pollicipes pollicipes) em Portugal” (operação 31-03-05-FEP-46), financiado pelo Ministério da Agricultura e do Mar e cofinanciado pelo Fundo Europeu das Pescas, através do PROMAR – Programa Operacional de Pescas 2007-2013.

Requisitos de admissão:

O bolseiro deverá ter:

-Mestrado na área das Ciências Económicas e Empresarais ou do Desenvolvimento;

-Carta de condução de veículos ligeiros.

-Robustez física indispensável ao exercício das funções.

Serão considerados fatores preferenciais; conhecimentos nas áreas da contabilidade de gestão, estatística e análise de dados, marketing e estratégia e competências nas áreas da econometria na elaboração de relatórios.

Plano de trabalhos: A bolsa envolverá o desempenho de tarefas relacionadas com o objetivo específico da análise da viabilidade económica da produção de percebes. Neste âmbito o candidato terá de desempenhar funções relacionadas com a obtenção dos dados e manuseamento de métodos e técnicas que permitam a identificação de tecnologias de produção, a determinação de custos de produção e de indicadores de viabilidade e competividade económica e a definição de linhas estratégicas para o desenvolvimento da exploração industrial de percebes em Portugal. Trata-se fundamentalmente trabalho de campo e de laboratório, análise de dados e escrita de relatórios científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei n.º 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho de laboratório será realizado na Universidade de Évora no Departamento de Gestão no Centro de Estudos e Formação Avançada em Economia e Gestão Aplicadas e o trabalho de campo obrigará a deslocações..

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2015.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante de cada bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes (com a respetiva valoração em percentagem): avaliação curricular (50%); experiência ou competências específicas nas áreas da contabilidade de gestão, análise financeira, marketing ou plano de negócios (30%); experiência em análise de dados e na escrita de relatórios (20%). Caso o júri considere necessário poder-se-á recorrer a entrevista.

Composição do Júri de Seleção: Presidente Prof. Doutora Teresa Cruz, 1º Volgal Prof. Doutor Rui Fragoso, 2 º Vogal Prof. Doutor João Castro, 1º Suplente Prof. Doutora Helena Adão .

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Laboratório de Ciências do Mar, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de novembro a 12 de dezembro de 2014 e os resultados da seleção serão publicados até 15 de dezembro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae do candidato e fotocópia do certificado de habilitações. Na carta, o candidato deverá declarar, obrigatoriamente, que possui a robustez física indispensável ao exercício das funções.

As candidaturas deverão ser remetidas por email para:

Prof. Doutora Teresa Cruz

Laboratório de Ciências do Mar