O Renascimento das Regiões do Sul da Europa em debate na Universidade de Évora

Sob o tema ‘Renascimento das Regiões do Sul da Europa’, vai ter lugar na Universidade de Évora o 20º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR). Durante 2 dias, 10 e 11 de Julho, cerca de duas centenas de congressistas vão discutir economia, desenvolvimento e política regional na Universidade de Évora (UE).

Além de Portugal, os participantes neste evento são oriundos do Brasil, de diversos países europeus e africanos, entre os quais se destaca a presença dos colegas investigadores de Espanha. Esta iniciativa conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, de âmbito nacional e regional.

O tema de destaque para o 20º Congresso da APDR surge de forma natural, uma vez que nos anos mais recentes, os países do Sul da Europa sentiram, de forma particularmente agravada, a crise económica que afetou grande parte do mundo ocidental. Esta crise contribuiu assim para agravar as assimetrias já existentes entre o Norte e o Sul da Europa. Depois de várias décadas longe dos níveis de desenvolvimento e crescimento económico registados noutras latitudes e de esforços consideráveis em termos de políticas de desenvolvimento regional, as regiões do Sul da Europa precisam de encontrar o seu rumo.

Além deste tema central, durante os dois dias de trabalho, os congressistas irão debater ainda outros assuntos, dos quais se desatacam os seguintes: A análise e o balanço de 25 anos de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha; O papel da especialização inteligente no renascimento das regiões do Sul da Europa e O papel das políticas públicas nacionais para o desenvolvimento regional nos países membros da União Europeia. As problemáticas do empreendedorismo, da agricultura familiar, da economia rural e o papel do ensino superior são outros temas que também estarão na agenda dos participantes.

A destacar ainda a existência de uma sessão paralela em que serão apresentados os trabalhos submetidos ao prémio Bartolomeu. Este galardão destina-se a premiar um trabalho apresentado ao congresso, na área da ciência regional, realizado por um jovem investigador.

Esta iniciativa é organizada pela APDR e pelo Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da UE.

Mais informações acerca do programa detalhado deste evento pode ser encontrada em http://www.apdr.pt/congresso/2014/index.html.

Publicado em 09.07.2014