António Pires de Lima
Foto: Daniel Mira
Ministro da Economia na UÉ

O Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, esteve presente durante a manhã da hoje, 20 de junho, na Universidade de Évora (UÉ), para participar na Cerimónia de Assinatura do Memorando de Entendimento entre AICEP Portugal Global, o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e a multinacional francesa Capgemini.

Este memorando vai permitir a instalação da empresa Capgemini, empresa de base tecnológica que oferece serviços nas áreas da consultadoria e outsourcing, no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora. Este investimento prevê criar 150 postos de trabalho nos próximos três anos.

Endereçando as boas-vindas aos presentes, a Reitora da Universidade, Prof.ª Ana Maria Costa Freitas, disse ser com "expectativa e alegria" que a Universidade de Évora acolhia a assinatura deste memorando de entendimento, referindo que "a instalação na cidade de Évora de um centro de serviços remotos cuja localização no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) é para nós motivo de orgulho, não só pela significativa importância económica e social para a região, visto que se espera desta iniciativa, a criação de emprego qualificado no geral, como também pela possibilidade que se abre especificamente para os estudantes da Universidade de Évora e estudantes dos institutos politécnicos da região."

"O interior do país e o Alentejo merecem este esforço e estas iniciativas que são importantes, na medida em que contribuem decisivamente para uma melhoria dos desequilíbrios estruturais que o país atravessa e que terá de vir a ultrapassar se quisermos vir a ganhar o futuro, assegurando o futuro aos nossos jovens", acrescentou.

"Esta preocupação com o futuro e empregabilidade dos nossos jovens faz também parte da nossa missão como instituições de ensino públicas."

Disse ainda não poder "deixar de realçar o facto de ter sido determinante para a escolha do local Évora pela Capgemini, a reputação da Universidade de Évora, e sobretudo, e cito, as suas valências na formação académica em áreas que são determinantes para este centro, em particular em sistemas de informação, gestão e engenharia."

Recorde-se que a Universidade de Évora é um dos parceiros fundadores do PCTA, onde se vai instalar a Gapgemini, que constitui um polo de atração empresarial e de I&D, que pretende fomentar as redes, a cooperação e parcerias entre os centros de saber, empresas e outras instituições com vista à promoção do crescimento, desenvolvimento e criação de riqueza com base no empreendedorismo, na inovação e na internacionalização.

Encerrando a sessão, o Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, referiu a importância de "juntar várias vontades" e do "conceito de parceria" para o desenvolvimento do investimento em Portugal, destacando o "papel da Universidade de Évora e de todo o universo universitário e politécnico que se está a gerar no Alentejo e em torno da Universidade de Évora" e também do "esforço da autarquia eborense para atrair riqueza a esta região". "Só criando riqueza se pode distribuir e só investindo se consegue criar emprego", disse.

O ministro revelou "gostar particularmente deste tipo de investimentos, porque permitem dar luz àquilo que é o maior fator de maior competitividade da economia portuguesa: as pessoas, os portugueses." Não existem centros de serviços partilhados qualificados, sem pessoas qualificadas. Se os jovens que saem dos nossos politécnicos, da nossa escola, das nossas universidades não estivessem bem preparados, bem-educados, as multinacionais como é o caso da Capgemini, não estariam a apostar crescentemente em Portugal."

Terminou a sua intervenção, lembrando que "quem faz verdadeiramente crescer a economia são as empresas e as pessoas", deixando uma mensagem de esperança e otimismo dizendo acreditar "no crescimento económico e em Portugal por acreditar na enorme força dos portugueses. Nós somos capazes, como se prova com aquilo que está a nascer em Évora".

Intervieram também nesta sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá, o Administrador da AICEP, Eng.º Vital Morgado, o Diretor Geral do PCTA, Dr. João Mateus, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Dr. Jorge Gaspar, o Administrador Delegado da Capgemini, Dr. Paulo Morgado e o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Dr. Pedro Gonçalves.

DM | UELINE

Publicado em 20.05.2014