foto: Susana Rodrigues
Prémio Vergílio Ferreira a Ofélia Paiva Monteiro

Ofélia Paiva Monteiro recebeu o Prémio Vergílio Ferreira 2014. A Professora Catedrática aposentada de Literaturas Francesa e Portuguesa da Universidade de Coimbra sentiu-se “honrada” pela distinção atribuída pela Universidade de Évora, a quem agradeceu a homenagem.

Reconhecida pelo seu “perfil de grande investigadora e de autora que brilha pela profundidade e subtileza especulativa na sua vasta obra ensaística, que incide particularmente em Almeida Garrett, mas também em outros autores marcantes da literatura portuguesa”, Ofélia Paiva Monteiro produziu ao longo de 40 anos de carreira académica “vasta obra de alcance nacional e internacional”, particularmente sobre Almeida Garrett, grande vulto da literatura portuguesa.

“Estou na ordem da realidade, mas mais me parece estar na da ficção,” disse Ofélia Paiva Monteiro, momentos após receber o prémio. A investigadora afirmou que este prémio a deixa “com mais alento reta final que ainda tenha a percorrer.”

“Ao inscrever, neste ano de 2014, o nome de Ofélia Paiva Monteiro na galeria dos galardoados, o Prémio Vergílio Ferreira, e a Universidade de Évora que o atribui, saem ainda mais ricos e prestigiados,” disse na cerimónia de entrega do prémio, o Reitor da Universidade de Évora, Carlos Braumann.

Entregue pela primeira vez em 1997, o Prémio Vergílio Ferreira foi criado com o objetivo de homenagear o escritor e premiar o conjunto da obra de escritores portugueses relevantes no âmbito da narrativa e do ensaio. Ofélia Paiva Monteiro junta-se a uma galeria que já conta com nomes como Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Aguiar e Silva, Agustina Bessa-Luís, Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil e Hélia Correia, distinguida o ano passado.

JB | UELINE

Publicado em 03.03.2014