Foto: Daniel Mira
Cerimónia de assinatura dos Acordos de Mecenato do FASE-UE

Teve lugar ontem, 8 de janeiro, a cerimónia de assinatura dos Acordos de Mecenato do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE), fundo que atribui apoios a estudantes em situação de dificuldade financeira, apoio que permite ajudar a custear a prossecução dos estudos, pagamento de propinas, alimentação e alojamento, possibilitando a atenuação do abandono escolar e o incumprimento das responsabilidades legais.

Perante uma sala cheia, o Reitor, Prof. Carlos Braumann, dirigiu-se aos presentes destacando um apoio que este ano “vai contribuir para apoiar 38 estudantes” que não são apoiados por bolsas estatais, fazendo notar a “importância da generosidade dos Mecenas ao apoiar o FASE-UE”, que já veem “gratificada a sua generosidade ao ver os resultados que ela está a produzir”.

Explicou que o Fundo se trata de um “apoio na forma de uma bolsa que exige contrapartidas da parte do estudante, através de tarefas de voluntariado em instituições de solidariedade social ou na própria Universidade.” .

Fez ainda notar “a importância deste apoio, porque de outra forma alguns estudantes deixariam de ter a possibilidade de continuar a frequentar o Ensino Superior por razões meramente económicas. E isso é algo que a Universidade não pode tolerar e aceitar.”

Luís Pardal, que no passado sábado, tomou posse como o novo Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, usou em seguida da palavra destacando a “importância dos Mecenas que no ano transato decidiram apoiar o fundo e que este ano voltam a apoiá-lo” tendo sido por eles “sentido que ajudaram os estudantes que têm dificuldades e que fizeram a diferença”.

Deu ainda destaque “à retribuição que o estudante dá, que mostra um sensibilizar para a responsabilidade social”.

A cerimónia finalizou com a intervenção de Germilly Barreto, aluno beneficiário do FASE-UE no ano letivo 2012/2013, que deu o testemunho da importância que o apoio do fundo teve para a prossecução do seu percurso académico.

São Mecenas do FASE-UE para o ano letivo 2013/2014, o Banco Espírito Santo, a Fundação Eugénio de Almeida, a Santa Casa da Misericórdia de Évora, a Delta Cafés, a Fundação Millennium BCP, a José Brito e Abreu, Lda. e a EGSP – Energia e Sistemas de Potência, Lda. .

Publicado em 09.01.2014