Foto: Daniel Mira
10 anos do curso de Turismo

Decorreu ontem, dia 5 de dezembro, no Auditório da Universidade de Évora no Colégio do Espírito Santo, um encontro que assinalou os 10 anos da licenciatura em Turismo e que contou com a presença de alunos, licenciados e profissionais do setor.

Na sessão de abertura do encontro participaram o Diretor da Escola de Ciências Sociais da UE, o Prof. Silvério Rocha e Cunha, Prof. José Saragoça, Adjunto do Departamento de Sociologia, o Dr. António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o Dr. Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora e a Prof.ª Noémi Marujo, Diretora da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora e representante da organização do encontro.

Ceia da Silva felicitou o curso de Turismo “pela idade de quase adolescência” e “todos aqueles que tiveram há dez anos, a visão para criar esta licenciatura na Universidade de Évora”. Relatou ainda a “importância do setor, fundamental para uma região deprimida como é o Alentejo”. Chamou ainda atenção para a “importância da ligação da Universidade de Évora à Entidade Regional de Turismo do Alentejo” e ao “delinear de estratégias conjuntas para a promoção da região”.

Carlos Pinto de Sá, presidente da autarquia eborense, sublinhou a “importância do ensino universitário público, imprescindível para definir estratégias de desenvolvimento para a região”.

Deixou o desafio à Universidade de Évora, para “criar uma parceria estratégica, com o município, para a região, na área do Turismo”. Sublinhou que “a Cultura e o Património são vetores estratégicos para desenvolver a cidade e o Alentejo”.

Silvério Rocha e Cunha, o Diretor da Escola de Ciências Sociais, deu os parabéns pela iniciativa e desejou que os trabalhos fossem profícuos, acrescentando que a “ideia da criação do curso de Turismo há dez anos atrás foi uma ideia premonitória”, constituindo hoje “uma aposta ganha”.

Do programa do encontro fizeram parte a intervenção do Professor Emérito da Universidade de Évora, Francisco Martins Ramos, sobre a génese e desenvolvimento da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora, testemunhos de licenciados do curso, e o lançamento do livro “Os Estudos de Turismo na Universidade de Évora – Ensino e Investigação”, uma edição coordenada pela Prof.ª Noémi Marujo.

Publicado em 06.12.2013