Foto: João Simas
Ministro da Saúde em Aula Aberta de Gestão

Teve lugar no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, no dia 4 de dezembro, mais uma Aula Aberta de Gestão, numa sessão organizada no âmbito da unidade curricular de Introdução à Gestão. Desta vez, o convidado foi o Dr. Paulo Macedo, gestor com provas dadas e atual Ministro da Saúde e, como pedido, deu o seu testemunho profissional aos alunos da Licenciatura em Gestão.

Num anfiteatro lotado, e com o Professor Carlos Marques como anfitrião, o convidado falou sobretudo de questões relacionadas com a Liderança, numa sessão ilustrada permanentemente com exemplos concretos da sua experiência profissional e de grandes empresas de relevo nacionais e internacionais.

A sessão iniciou-se com a contextualização da iniciativa que, segundo Carlos Marques, Professor do Departamento de Gestão, visa sobretudo “acompanhar a formação teórica que desde o início os alunos recebem, com estímulos, com experiência empírica, com exemplos. E esta Aula Aberta, o que faz é tentar junto dos nossos alunos, com estas personalidades com grande capacidade na área da Gestão, que deram provas como bons gestores, sensibilizá-los e, no fundo, pedir aos nossos convidados, que nos deem o seu testemunho, os seus sucessos, os seus insucessos, das dificuldades que tiveram, o que pensam, como evoluíram, se teriam feito alguma coisa de diferente”.

Segundo o Dr. Paulo Macedo, que começou por falar nos efeitos que influenciam o valor de uma organização, “há um fator decisivo relativamente ao valor das organizações, que é o considerado efeito da liderança da organização. Este efeito pode gerar até 40 por cento de diferencial no valor de uma organização”. Acrescentando que “nós podemos achar isto um exagero, mas o que é certo é que temos bastantes instituições similares, bastantes instituições que atuam em mercados semelhantes, com características semelhantes e os seus resultados são diametralmente opostos. A Liderança é decisiva no valor de uma organização”.

A sessão durou cerca de uma hora, onde não faltaram exemplos concretos alusivos a grandes marcas através da visualização de vídeos, e a organizações na área da Saúde, havendo ainda lugar a diálogo no final com os alunos.

A iniciativa “Aula Aberta de Gestão”, que vai já na sua terceira edição, consiste na realização de conferências com personalidades convidadas com um figurino tipo baseado na apresentação do seu testemunho de vida profissional. Estas Aulas Abertas à Universidade e à sociedade incluem a participação de empresários e gestores convidados a apresentar testemunho do seu caso, da sua formação, das alternativas de percurso profissional e das suas opções, dos principais sucessos e fracassos com que tiveram de lidar, da sua experiência e da sua evolução enquanto profissionais e pessoas.

Publicado em 05.12.2013