Ilustração: stock.xchng
16 de novembro de 2013
Tabaco Zero
Educação para a saúde na Universidade de Évora – Supermercado Intermarché (Quinta do Alcântara)

O tabagismo é apontado, pela Organização Mundial de Saúde, como a principal causa de doença e de morte evitável. Está associado a mais de 5,4 milhões de morte/ano no mundo, podendo atingir os 8 milhões dentro das próximas duas décadas.

Na União Europeia é responsável por cerca de 700 000 mortes/ano e 7000-10000 mortes/ano em Portugal. Uma estratégia global para enfrentar este flagelo inclui tratamento, controlo, prevenção, acompanhada de sensibilização e informação.

A educação para a saúde é considerada como uma das melhores práticas de apoio às estratégias de promoção da saúde e, concomitantemente, às políticas de saúde pública. Nesta conceção, a promoção da saúde pode ser definida como uma combinação de práticas de educação para a saúde e de apoio de tipo organizativo, legislativo ou normativo, económico e ambiental, para facilitar as práticas saudáveis e para que os indivíduos, os grupos e as comunidades melhorem o seu controle sobre os determinantes pessoais e ambientais da saúde.(1)

A unidade curricular de Educação para a Saúde Iconsta da matriz curricular do curso de licenciatura em Enfermagem. Dando cumprimento ao estatuído na Lei n.º 37/2007, de 14 de agosto, a temática da prevenção e do tratamento do uso e da dependência do tabaco faz parte do programa desta unidade curricular, como formação essencial dos enfermeiros, enquanto agentes privilegiados de educação e promoção da saúde. Desde ponto de vista, as grandes estratégias da educação para a saúde dizem respeito à prevenção de ocorrer no futuro o que não queremos que ocorra; capacitar as pessoas para melhorar as suas competências e habilidades sociais para se relacionar bem e resolver problemas; e fortalecer os contextos, sejam eles familiares, escolares ou comunitários.

Atendendo a estes princípios, os alunos da referida unidade curricular irão realizar aconselhamentos breves em prevenção tabágica na unidade comercial Supermercado Intermarché, na Quinta do Alcântara, em Évora, no dia 16 de novembro de 2013, entre as 9 e as 19 horas, antecipando o Dia Nacional do Não-Fumador (The International No Tobacco Day).

Calcula-se que existam em Portugal cerca de 2 milhões de fumadores em Portugal, dos quais 60% querem deixar de fumar. Destes 50% tenta a cessação ao longo de um ano e apenas 10% pede ajuda. A análise da informação, de anteriores campanhas de prevenção tabágica que realizámos em vários locais da cidade de Évora, tem revelado números preocupantes, com prevalências situadas entre 30% e 45%. No domínio da prevenção, um aconselhamento de 3 minutos poderá ter uma taxa de sucesso na cessação tabágica de 2%, enquanto um aconselhamento breve de 10 minutos poderá chegar aos 3%.(2)

Todos os alunos receberam formação para realizar, com sucesso, o aconselhamento breve. Numa linha frontal proactiva, serão abordadas todas as pessoas disponíveis. As que revelem apresentar intenções de modificar o seu comportamento tabágico, ao menos nos próximos seis meses, são convidadas a realizarem, numa linha da retaguarda, a monitorização de carboxiemoglonina, acompanhada da análise do seu particular caso, seguida de orientação para tratamento, além da distribuição de informação complementar. Toda a pessoa que manifestar interesse, será acompanhada, num momento posterior, através de um conjunto de medidas, que incluem a entrevista motivacional.

Esta intervenção conta com os seguintes apoios institucionais: Administração Regional de Saúde do Alentejo, Coordenação Nacional para a Infeção VIH-SIDA, Direção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, Laboratórios Pfizer, Lda.,(3) Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo e Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

Esperamos com mais esta iniciativa reduzir a iniciação ao consumo tabágico e diminuir a prevalência do consumo, contribuindo para a melhoria dos seus níveis de saúde da população eborense.

 

 

Jorge Bonito | Docente de Educação para a Saúde, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora

Especialista Universitário em Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde

Membro do Conselho Científico do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde

 

(1) Kickbush, I. (1988). La promoción de la salud. Tipología. Papeles de gestión sanitaria, 11, pp. 39-54: Madrid: Ministerio de Sanidad y Consumo.

(2) Raw M, McNeill A & West R. (1998). Smoking cessation guidelines for health professionals. Thorax, 53 (Suppl 5): S1-S18. Retirado em 2013, novembro 12, de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1765919/pdf/v053p000S1.pdf; West, R., McNeill, A., & Raw, M. (2000). Smoking cessation guidelines for health professionals: an update. Thorax, 55, 987-999. Retirado em 2013, novembro 12, de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1745657/pdf/v055p00987.pdf.

(3) Without COI.

Publicado em 13.11.2013
Fonte: GabCom | UÉ