EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (LICENCIADO) NO ÂMBITO DO PROJECTO PTDC/HIS-HIS/110827/2009)

Encontra-se  aberto  concurso  para  a  atribuição  de  1  Bolsa  de  Investigação  para Licenciado no  âmbito  do  projeto “Explorações  sobre  a  mobilidade  social  em  Portugal  (1860-1960)”,  Ref.  FCT  “PTDC/HIS-HIS/110827/2009” e referência “FCOMP-01-0124-FEDER-015370”,  financiado  por  fundos  nacionais  através  da  FCT/MCTES  e  cofinanciado  pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Área Científica: História

Requisitos de admissão: Licenciatura em Ciências Históricas

Fatores preferenciais: Experiência anterior de investigação em arquivos, experiência na codificação de ocupações (uso do esquema HISCO / HISCLASS), na codificação de termos geográficos e na utilização de base de dados.

Plano de trabalhos:

Auxílio na conclusão das tarefas “codificação geográfica” e “títulos ocupacionais portugueses” confirme descrito no projeto (ver http://www.mobilidadesocial.uevora.pt), nomeadamente:

- Harmonização e correção de títulos ocupacionais e de nomes geográficos em bases de dados

- Codificação de títulos ocupacionais

- Codificação de nomes geográficos

Recolha de dados nas conservatórias do registo civil do Baixo Alentejo

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Núcleo de Investigação em Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Évora, sob a orientação científica do Doutor Paulo Eduardo Guimarães

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em dezembro de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

a)  Avaliação curricular (40 %)

b)  Experiência anterior em atividade similar comprovada (30 %)

c)  Entrevista (30%)

Composição do Júri de Seleção:

Prof. Dr. Helder Adegar Fonseca (Presidente do Júri)

Dr. Paulo Eduardo Guimarães (1º vogal)

Dr. Miguel Rocha de Sousa (2º vogal)

Doutor João Tiago Lima (1º Suplente)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, por nota final obtida, afixada no Núcleo de Investigação em Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Évora, em local visível e público, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de novembro de 2013 a 28 de novembro de 2013 e os resultados da seleção serão publicados até dia 3 de dezembro 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio para:

ACTAE-NICPRI.UÉ  –  Centro  de  Investigação  em  Ciência Política  e  Relações  Internacionais  da Universidade de Évora

Palácio do Vimioso, Gab. 109

Largo Marquês de Marialva, 8

7000-809 Évora (Portugal)

Os candidatos podem também enviar ainda os documentos de candidatura digitalizados por correio eletrónico para: secretariado.actae-nicpri@uevora.pt

NICPRI

Publicado em 05.11.2013