Foto: Cristina Brázio
Universidade de Évora comemora 454.º aniversário

A Universidade de Évora celebrou o início solene das aulas, no ano em que comemora o seu 454.º aniversário. O 1.º de novembro, Dia da Universidade, ficou este ano marcado pela apresentação do Portal de Emprego e do novo logótipo institucional, da autoria de um grupo de professores e alunos de Design.

Depois da missa de Ação de Graças e Sufrágio, celebrada pelo Vigário Geral, Reverendo Cónego Eduardo Pereira da Silva, na Igreja do Espírito Santo, o Reitor da Universidade de Évora, Carlos Braumann (Ver discurso) , interveio na cerimónia solene na Sala dos Atos fazendo um balanço do mandato reitoral, num discurso onde salientou as mudanças feitas ao longo do último quadriénio. O líder da Academia destacou a mudança para uma cultura de avaliação e qualidade.

O Reitor da UE salientou também a importância da centralidade da investigação “como fator decisivo na diferenciação do ensino e na procura de novas formas de interação com o exterior, havendo a preocupação de aprofundar a articulação entre o ensino e a investigação e a transferência de conhecimentos nos três ciclos de formação, e a aferição baseada em padrões internacionais.”

“A Universidade de Évora tem por natureza vocação universal e dimensão internacional mas tem também um firme e crescente compromisso para com o desenvolvimento socioeconómico e cultural do Alentejo e do País. A sua cumplicidade com as instituições e o tecido produtivo que na região servem os mesmos objetivos de desenvolvimento faz já parte do nosso ADN e, nestes anos, fomos muito mais pró-ativos”, destacou Carlos Braumann numa menção ao compromisso que a Universidade tem com o desenvolvimento do país e da região.

No seu discurso, o Reitor da UE aproveitou também para explicar que a atividade da Universidade tem de estar centrada nos estudantes, aludindo para o facto de ao longo do mandato ter-se dado “ um novo impulso ao desporto [universitário], ao desenvolvimento de tutorias e bridging courses para a promoção do sucesso educativo e que apesar da crise económica, este ano foi feita a opção de não se proceder à atualização pela taxa de inflação prevista na lei das propinas, pelo que, ao contrário do que sempre sucedeu no passado, não será praticada a propina máxima.” Carlos Braumann falou também da importância do projeto Fundo de Apoio Social aos Estudantes que visa “colmatar insuficiências do sistema de bolsas do Estado e evitar que estudantes com razoável sucesso escolar tenham de abandonar o Ensino Superior.”

Carlos Braumann ressaltou igualmente o salto que foi dado ao nível da mobilidade internacional, “sendo hoje a qualidade [da Universidade] reconhecida.”

O Reitor da UE contou que “no último quadriénio tem sido evidente a concretização de uma estratégia planeada, mas também muito condicionada, face ao modo desorganizado e imprevisível imprimido por decisões da tutela, e por sucessivos cortes. A estratégia seguida para compensar os sucessivos cortes da dotação orçamental envolveu algumas decisões difíceis de redução da despesa e procura de receitas” Carlos Braumann explicou que estas decisões só foram possíveis pelas melhorias da eficiência e da sustentabilidade.

O líder da Academia eborense disse ainda que “deram-se passos muito significativos que permitiram uma maior visibilidade institucional, através de melhorias no Portal da Universidade, a utilização das redes sociais, o UEline e uma atuação muito mais pró-ativa junto dos meios de comunicação social.”

Na cerimónia intervieram também o Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, Paulo Figueira , pela primeira fez usou da palavra um funcionário não docente, Paulo Ramos e o Presidente do Conselho Geral, Armindo Monteiro.  (Ver discursos nos links)

A lição inaugural intitulada “Onde estamos e o que estamos aqui a fazer” foi da responsabilidade de José Alberto Machado, Professor Catedrático do departamento de História.

O Prémio Escolar Universidade de Évora, instituído em 1988, foi este ano entregue a Leandro Silva, aluno de Música.

Foram ainda entregues Bolsas de Mérito do Programa Alumni Eugénio de Almeida, que distingue os melhores alunos dos cursos de Economia, Gestão e Sociologia da Universidade de Évora, os Prémios BES 2012/2013 aos dois melhores alunos de 1.º e 2.º ciclos da UE, as Bolsas BES 2013/2014, aos melhores alunos ingressados na UE, através do Concurso Nacional de Acesso e certificados a alunas do curso de Mestrado em Design, especialização em Design de Comunicação, pela sua colaboração na conceção gráfica e layout dos portais da UE.

O trabalho desenvolvido ao longo da carreira dos funcionários docentes e não docentes aposentados no último ano foi reconhecido pela instituição que atribuiu medalhas de mérito.

Receberam também diplomas de mérito o melhor funcionário não docente, Maria Antónia Lopes e o melhor funcionário docente/investigador da UE, Nicola Schiavon.

Aos novos doutores da Universidade de Évora, que prestaram provas no ano letivo transato, foram impostas as insígnias doutorais, constituídas pela roseta com a cor correspondente à sua área departamental, a gorra e a carta doutoral.

Após o cortejo académico, as tunas da Universidade acolheram os convidados nos claustros do Espírito Santo.

Durante a tarde decorreram as cerimónias dedicadas aos estudantes da UE na Sala dos Atos e nos claustros dos Gerais do Colégio do Espírito Santo.

O Conselho de Notáveis, órgão máximo da tradição académica, investiu os seus novos membros, numa cerimónia que contou com a presença do Magnífico Reitor. Os novos membros do Conselho de Notáveis cumpriram o seu juramento, assinando de seguida o livro de honra.

Logo após esta cerimónia, ouviu-se da voz de um notável mais velho, como é tradição, “Capem-se os Bichos”, começando dessa forma, os rituais do capamento e da chocalhada. Foi precisamente nesta cerimónia do capamento, que os alunos de 1.º ano, tradicionalmente conhecidos por "bichos", viram oficializada a sua relação de afilhado(a) com o seu padrinho/madrinha, depois destes últimos terem colocado sobre os primeiros a capa de estudante. Depois da cerimónia acima descrita, decorreu a chocalhada, na qual os bichos colocam o pé direito na fonte dos Claustros dos Gerais. Este ato simbólico pretende que os bichos recebam algum do saber deixado pelos finalistas do ano transato, aquando do seu banho na Queima das Fitas. Também na chocalhada, os padrinhos oferecem temporariamente um sapato do bicho ao Conselho de Notáveis, para que este descalço possa absorver a experiência sedimentada na calçada da urbe eborense. 

Decorreu também durante a tarde, a inauguração da exposição “40 anos do Instituto Universitário de Évora”, na Biblioteca Geral da Universidade de Évora.

O programa oficial encerrou com Concerto pela Orquestra da Universidade de Évora que decorreu no auditório do Colégio Mateus d’Aranda.

Publicado em 04.11.2013
Fonte: GabCom | UÉ