Curso de Outono (Projeto Europeu DAFFODIL)

Avaliação Dinâmica do Funcionamento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais Orientada para o Desenvolvimento e Aprendizagem Inclusiva

O projecto europeu DAFFODIL é um projeto multilateral Comenius que integra parceiros da Bélgica, Hungria, Suécia, Portugal, Roménia, Noruega e as Ilhas Virgem (UK), ligados a universidades, escolas e serviços de Educação e Educação Especial. O projeto visa fundamentalmente desenvolver e experimentar um modelo de avaliação funcional e dinâmica e de orientação de crianças com necessidades educativas especiais e dos seus ambientes de vida tais como escolas e famílias.

O conceito de inclusão tem subjacentes valores e atitudes que a Europa assume no combate a diversos tipos de diferença e exclusão.

Uma das prioridades na agenda europeia é a inclusão de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência, no pressuposto de que todos devem ter pleno acesso a condições de igualdade de oportunidades e garantias. Apesar dos desenvolvimentos internacionais para a inclusão, na prática, muitas crianças continuam a ser excluídas e privadas de educação adequada não só por falta de apoios como de desconhecimento por parte dos profissionais da forma de o fazer nomeadamente no que concerne aos sistemas de avaliação a utilizar.

Na perspetiva do projeto, a avaliação deve servir o planeamento e monitorização de uma intervenção educacional desafiadora e promotora do potencial da criança. Neste sentido o projeto centra-se numa avaliação dinâmica da funcionalidade da criança em simultâneo com o coaching (i.e., formação e acompanhamento) de professores e outros agentes educativos que permita descobrir o potencial de cada criança e promover processos de ensino-aprendizagem inclusivos.

Sobre esta temática realiza-se de 28 de Outubro a 03 de Novembro de 2012 na Universidade de Évora, o Curso de Outono, enquadrado no Projeto Europeu DAFFODIL (Dynamic Assessment of Functionning Oriented at Development and Inclusive Learning). O Curso é organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora com o apoio do Programa Sócrates/Comenius.

As temáticas do curso serão dinamizadas por profissionais e investigadores nacionais e internacionais, que apresentarão modelos, instrumentos, práticas e trabalhos sobre avaliação psicológica e educativa de crianças e jovens facilitadoras do desenvolvimento e da aprendizagem inclusivas.

Encontram-se já inscritos participantes de vários países. Na medida em que esta é uma rara oportunidade de formação aprofundada sobre avaliação inclusiva apela-se à participação e inscrição de profissionais e estudantes portugueses de diferentes áreas que avaliem crianças e jovens em contextos educativos, de saúde, de Segurança Social ou outros.

As inscrições devem ser realizadas online através do link directo do curso de outono:

www.daffodilproject.org ou através do endereço: int_course_daffodil@uevora.pt

Organização: CIEP -Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
De 28.10.2012 a 03.11.2012
Universidade de Évora
Fonte: Estudar