III Encontro: A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil

O III encontro a formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora & a II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil realizam-se em simultâneo na Universidade de Évora, entre 16 e 18 de abril de 2020, numa parceria entre a Universidade de Évora e diversas universidades brasileiras, na senda de dois eventos que partilham o seu enfoque na formação docente para as primeiras idades, dos 0 aos 12 anos.

Na atual sociedade em constante mudança, surgem novas formas de trabalho, reinventam-se culturas e práticas sociais e as crianças assumem novos protagonismos e direitos, ao mesmo tempo em que se assiste a crescentes desigualdades e fragmentações sociais, económicas e culturais. O papel do/a professor/a e do/a educador/a bem como a sua formação têm sido objeto de questionamentos, reivindicando-se novos rumos para uma profissão complexa, social e culturalmente implicada na construção de um futuro sustentável. Este encontro irá contribuir para este debate e refletir acerca de projetos de formação docente para as primeiras idades capazes de edificar uma nova profissionalidade adequada aos desafios da educação de crianças nas sociedades de hoje.

Público: Profissionais e investigadores/as de diversos contextos nacionais e estrangeiros, estudantes de formação inicial e pós-graduada, parceiros  envolvidos na formação para a docência nas infâncias e na sua educação.

Submissão de trabalhos: poderão ser apresentadas propostas de trabalhos de investigação sobre a formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB, experiências/projetos de formação ou trabalhos desenvolvidos no contexto da formação inicial. Aceitam-se propostas de trabalhos nas modalidades de:

• Comunicação oral – comunicações de 15 minutos a serem integradas em simpósios de acordo com os eixos temáticos.
  • Poster
  • Workshop/Oficinas – Propostas para a dinamização de workshops que procurem promover a vivência/experimentação dos participantes de diversos processos com relevância para a formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º CEB.

Indicações especificas para submissão de trabalhos em www.fepue3.uevora.pt

Datas importantes:

• Envio de resumos (em português, espanhol ou inglês): 8 de dezembro 2019
  • Notificação de aceitação: até 4 de fevereiro de 2020
  • Inscrições: preço reduzido até 29 fevereiro. Data limite: 10 de abril 2020
  • Envio do texto para ATAS (publicação on-line):  29 de maio de 2020

Eixos temáticos:

1. Políticas de formação docente;

2. Formação de profissionais: projetos, processos, e identidades;

3. Iniciação à pratica profissional: relação entre IES e os contextos;

4. Dimensão investigativa da prática profissional;

5. Dimensão estética da formação: arte, cultura e sociedade;

6. Pesquisas com crianças e formação docente;

7. Educar na e com a cidade: pesquisas e experiências;

8. Educação, diversidade e formação docente: desafios do mundo contemporâneo.

Organização: CIEP-UE & Universidade de Évora (UE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Católica de Santos (UCS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
De 16.04.2020 a 18.04.2020
09:00 | Auditório do colégio do Espírito Santo