Jornadas do Departamento de Sociologia com o Ensino e a inserção profissional dos estudantes em foco

O Ensino e a inserção profissional dos estudantes são o tema das Jornadas do Departamento de Sociologia que decorrem hoje, dia 6 de dezembro, no Colégio do Espírito Santo.

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, faz questão de salientar “a longa história e tradição” deste curso, cuja inserção no mercado de trabalho dos seus diplomados tem sido nota de destaque, “tanto pelo corpo docente e investigadores que o têm composto ao longo do tempo - com uma produção científica assinalável -, como pelos profissionais que aqui se têm formado e que se tornam referência nas áreas relacionadas”.

Atendendo à progressiva substituição do trabalho humano pela robotização e implementação de novas tecnologias “numa época de mudança acelerada”, a Sociologia assume importância considerável no “traçar dos retratos mais fiéis possíveis das dinâmicas das sociedades e assim evidenciar caminhos ancorados na produção de conhecimentos”, destaca ainda a Reitora da UÉ – ideia corroborada por Silvério Rocha e Cunha, Diretor da Esscola de Ciências Sociais da UÉ, enfatizando ”a reflexão elevada” que a mesma implica.

Alexandra Palma, e Abigail Varandas, estudantes da Licenciatura em Sociologia da UÉ, que participam nesta jornada, mostram-se confiantes quanto ao futuro pela variedade de profissões que esta pode proporcionar, seja ao nível da economia social, agências de desenvolvimento, organizações internacionais, entre outras. Para já, as duas estudantes dizem-se inclinadas para a área da gestão de Recursos Humanos.

Publicado em 06.12.2018