UÉ desenvolve novo sistema de tradução automático

A Universidade de Évora (UÉ) e a Cidade de Macau estão a desenvolver um novo sistema de tradução automático chinês-português. Previsto para o próximo ano, a infraestrutura tecnológica do projeto ficará em Évora num investimento a rondar um milhão de euros.

Paulo Quaresma, professor do Departamento de Informática da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ e investigador responsável do projeto apresentado na primeira conferência sobre inovação de conhecimento entre a China e os países de língua portuguesa e latino-americanos que decorreu na Universidade Cidade de Macau, explica que, “o novo sistema de tradução deverá distinguir-se de outros já existentes”, nomeadamente do Google Translate; e “dar um salto qualitativo” quando comparado com os sistemas atuais.

Publicado em 08.11.2018