Universidade de Évora e Santa Casa da Misericórdia de Évora instituem Prémio Excelência Académica na Área Social

A Universidade de Évora (UÉ) e a Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) celebraram, no passado dia 1 de agosto, um convénio que permite a atribuição de um prémio anual de Excelência Académica. Dirigido a alunos da UÉ, este prémio patrocinado pela SCME destina-se a premiar a melhor tese de investigação, de mestrado ou doutoramento, na área social.

A instituição deste prémio pretende valorizar o mérito e a excelência dos estudantes universitários que revelem um extraordinário potencial académico, em áreas fundamentais para a região de Évora, bem como fomentar a produção de conhecimento que possa vir a causar impactos positivos ao nível do desenvolvimento e da inclusão social na região de Évora.

Entre os requisitos para atribuição do prémio, são privilegiadas as candidaturas de alunos que tenham realizado a sua investigação em temas e áreas do conhecimento que, de algum modo, revelem preocupações com problemas sociais que afetem os cidadãos mais desfavorecidos da nossa sociedade. São exemplos destas áreas a Sociologia, a Educação, a Economia Social, o Empreendedorismo ou Voluntariado. Outro requisito é que os trabalhos de investigação tenham potencial para promover uma melhor abordagem à resolução dos problemas sociais que afetem o Concelho de Évora.

O valor do Prémio Excelência Académica na Área Social, atribuído anualmente, é de 2000 euros, integralmente suportado pela SCME.

Publicado em 02.08.2017