VI Residência Cisterciense São Bento de Cástris | Dimensões do património monástico-conventual

 

 

VI Residência Cisterciense São Bento de Cástris | Dimensões do património monástico-conventual

 

 

A Residência Cisterciense proposta para o Mosteiro de S. Bento de Cástris tem como objetivo primacial reinventar na contemporaneidade a densidade histórica do discurso cisterciense, integrando a geografia do mosteiro eborense numa mais ampla geografia da Ordem de Cister. Inspirada nas questões da História, da Arte, do Património e da Paisagem cistercienses, a Residência, regida pelo ritmo do quotidiano da Regra beneditina, apostará na vivência dos espaços do mosteiro e no debate de questões actuais ligadas aos espaços monásticos e ao seu futuro, apostando-se no caráter original da iniciativa.

Neste ano de 2018, Ano Europeu do Património Cultural, a VI Residência Cisterciense no Mosteiro de S. Bento de Cástris, inspirada na chamada de atenção para o Património ao qual vem demonstrando estar particularmente associada, elegeu como tema de fundo: Dimensões do património monástico-conventual. Através do debate e do convívio entre especialistas de diversas áreas - nomeadamente a Arquitectura, a História e a Música - e um público habitualmente participativo, procurando promover a ligação com a Cidade, o Património e a sua conservação e salvaguarda, a VI Edição da Residência procurará sublinhar os tópicos que vêm orientando a sua realização: o usufruto do espírito do lugar; a reflexão sobre o património monástico-conventual; o cruzamento de experiências; a divulgação de resultados de investigação e mediação; a abertura de novas perspectivas de investigação nascidas no diálogo propiciado pelos momentos de bem-estar da Residência. Contamos com todos nos dias 21 e 22 de Setembro de 2018, num espaço único sempre à espera de ser reinventado por novos olhares, para conversar sobre Património e as suas muitas dimensões.

 

Organização: Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo) | Antónia Fialho Conde (Universidade de Évora, CIDEHUS-UÉ, HERCULES-UÉ, CEHR-UCP) | António Camões Gouveia (FCSH-UNL; CHAM; CEHR-UCP) | Luís Henriques (CESEM/UÉ) | Olga Magalhães (Universidade de Évora, CIDEHUS-UÉ) | Sofia Aleixo (Universidade de Évora, CHAM)
De 21.09.2018 a 22.09.2018
Mosteiro de S. Bento de Cástris | Évora