Guerra química. Breve história desde Yprès até Síria

Objetivos do curso :

Mais de cem anos depois da sua aparição no curso da Primeira Guerra Mundial, as armas químicas continuam a ser utilizadas em conflitos bélicos e a provocar intensos debates públicos, como prova o exemplo da guerra civil em Síria. Neste longo período, a guerra química passou de ser a expressão da superioridade científica e industrial dos países europeus, com Alemanha na cabeça, a se converter numa espécie de “bomba atómica dos pobres”

O curso fará um rápido recorrido pelas diversas dimensões das armas químicas e pelos principais conflitos nos quais foram utilizadas. Trataram-se questões científicas e industriais, como as relativas a investigação e produção das armas, os tipos das mesmas e as variedades mais utilizadas em cada período. Questões médicas e ambientais relativas ao impacto imediato e a longo prazo sobre a saúde dos soldados e das populações civis e sobre o meio ambiente. Questões políticas e diplomáticas ligadas as eventuais compensações económicas pelos danos causados, aos pedidos oficiais de desculpas entre países. Questões legais relativas ao possível enquadramento da guerra química como “crime de guerra” e aos tratados internacionais destinados à sua proibição.

Conteúdos do curso :

1. As origens da guerra química na Primeira Guerra Mundial. Investigação, produção, utilização militar, debates públicos.

2. O período de entre guerras: difusão da produção, utilização em conflitos não europeus, debates públicos, primeiros tratados internacionais de proibição. Raçoes da não utilização de armas químicas na Segunda Guerra Mundial.

3. A guerra química em Vietnam, Guerra Iran-Iraq, Guerra do Golfo e Síria. Legislação e organismos internacionais para a proibição da guerra química. 

4. Caso de estudo: história e memoria da guerra química em Marrocos (1921-27)

Duração do curso:

3-4 días, 10-12 horas

semana do 1-5 de Julho

Propina:

30€ - público geral

15€ - estudantes

Inscrição

Realização: 01.07.2019 a 05.07.2019